Geomarketing

Significado do termo:

O que é o geomarketing?

As ferramentas como o GPS ou o georreferenciamento são utilizados para a produção do geomarketing, ou o (marketing do georreferenciamento), a localização do endereço de sua empresa, assim podemos dizer que tão importante quanto ter um número de telefone para contato, é a sua empresa com o seu site ter sua presença e seu próprio endereço localizável pelo geomarketing online.

O geomarketing é ao mesmo tempo um conjunto de ferramentas básicas e também mais elaboradas conforme o tamanho e objetivo de cada empresa, para produzir a localização do endereço da forma mais prática, rápida e fácil possível aos usuários da internet e que utilizam seus dispositivos quer os computadores ou celulares para encontrar o que desejam.

Em síntese o geomarketing torna o mais fácil possível o endereço de sua empresa ser encontrado quer fisicamente, quer digitalmente.

Qual sua utilidade?

  • Para que serve o geomarketing nas empresas?
  • Por que preciso implantar isto em minha empresa?
  • Quanto custa este serviço?
  • Como implantar este serviço, se minha empresa é pequena?

Serviços altamente especializados x o inicial

Desejamos especificar as etapas o mais claras possíveis quanto da elaboração do geomarketing, que certamente exigirão profissionais, agencias e serviços especializados, e sob medida conforme as necessidades de cada empresa analisada. A necessidade de profissionais e empresas especializadas vem em decorrência da necessidade de um plano de marketing para o uso do geomarketing que precisa ser elaborado com seu plano de negócios, as metas de faturamento que a empresa se propõe atingir além de outros planos integrados de marketing.

Importante enfatizar que existem no mercado nacional e internacional, empresas de porte altamente especializadas nestes segmento com um conjunto de serviços e pacotes diferenciados de valores, como em qualquer negocio sempre é bom antes de qualquer coisa, é preciso começar por lançar a base para se utilizar o geomarketing,.

Nós na inexoweb, não produzimos e servimos estes tipos de  serviços intensamente especializados, nós nos concentramos no essencial, e colaboramos na implantação do serviço básico e inicial, para a empresa começar a usar esta ferramenta, ficar inserida no ‘mapa’ e assim ter também os benefícios dos serviços do geomarketing nos negócios, para o atendimento aos clientes e para procurar atingir suas metas nas vendas.

Contratar serviços altamente especializados

Porém como a prosperidade dos negócios, certamente serão necessários planos e sistemas maiores e um orçamento também maior, assim o empresário poderá procurar as empresas que prestam serviços de geomarketing como principal produto/serviço.

É importante ficar claro que se trata de um tipo de serviço de alta complexidade, e para isto é preciso ter um plano de negócios que podem ser resumidamente abordados nestes pontos:

1 – Ponto (um) é o mais importante, a disposição de um orçamento da empresa em investir nesta ferramenta para o desenvolvimento de seus negócios.

2 – Analisar se há pessoal próprio qualificado para utilizar estas ferramentas e softwares específicos, ou este serviço será realizado por terceiros?

3 – Agências especializadas, quais delas contratar?

4 – Softwares dedicados. Quais escolher?

5 – Anúncios e publicidade pagos na plataforma digital para impulsionar o geomarketing, estes serão utilizados, ou serão usadas apenas às buscas orgânicas na internet?

Termo novo, conceito antigo.

Se, depois de analisar cada um dos pontos acima sobre a contratação de serviços altamente especializados para um plano de geomarketing, você empresário, achar que provavelmente não tem ainda condições de implantar este serviço digital em sua empresa por causa do orçamento e investimentos. Considera a opção básica.

Incentivamos a considerar a experiência dos antigos comerciantes que tinham seus estabelecimentos conhecidos por seus clientes, com suas marcas locais populares, por exemplo, em um bairro especifico, empresas como os mercados, mercadinhos ou mercearias, também se pode incluir no exemplo uma padaria, confeitaria, oficina mecânica, restaurante, pizzaria, ou qualquer comercio e ou serviço conhecido e apreciados pelos moradores de um bairro exemplificado. As pessoas sabiam onde estava e eram clientes regulares destas empresas.

O geomarketing em resumo pode-se dizer que é algo parecido a isto, através de um serviço de atendimento aos clientes atuais, apenas em uma nova plataforma de atuação e execução, que é o uso da internet e com os novos dispositivos, o computador, notebook, o tablet, o celular (smartphone). Já que a realidade, é que as pessoas em geral incorporaram estes como meio naturais de uso em suas vidas, mesmo residindo no exemplificado bairro acima, ou até fora dele.

Clientes modernos

Este novos clientes procuram, encontram, visitam e compram de forma diferente do exemplo acima, daquele modelo dos tempos antigos, ou de apenas algumas décadas atrás, e assim na maioria das vezes hoje as pessoas quase que frequentemente utilizam seus dispositivos, e a internet para conseguir as informações que desejam.

Sendo assim, e se a sua empresa puder fornecer a estes atuais novos consumidores estas informações?

Não concorda que bem possivelmente estará em condições mais favoráveis de conseguir captar o interesse deles para o que sua empresa tem a oferecer em produtos ou serviços? E de onde ela está localizada?

Ferramentas modernas

E não é preciso inicialmente um orçamento enorme, pode-se começar utilizando as plataformas gratuitas dos principais meios que as pessoas usam para encontrar o que procuram na internet, como por exemplo, os buscadores Bing, o Google, e as principais redes sociais.

Por exemplo, as grandes empresas de tecnologia da informação da internet disponibilizam contas gratuitas para as empresas começarem a implantar seus planos de geomarketing iniciais e para fornecer mais facilidades e benefícios as pessoas, aos consumidores e clientes no uso dos serviços de geomarketing básicos.

Pode-se de dizer de forma geral que o geomarketing praticado pelas grandes empresas demandam uma estrutura maior e pessoal, ferramentas, e consequentemente recursos financeiros maiores. Mas, para o pequeno empresário, isto também é possível com um conjunto de ferramentas disponibilizadas em um arranjo mais objetivo do geomarketing.

Iniciando com o geomarketing

Estas são as ferramentas mais utilizadas em fornecer um serviço inicial para o geomarketing no mundo:

Google Meu Negócio, Bing My Places.

Assim, será muito proveitoso também um preenchimento das informações que sejam o mais completas possíveis nas paginas de perfis para as empresas nas redes sociais, como estas:

Utilizando inicialmente estas ferramentas sugeridas acima, quando alguém desejar encontrar a sua empresa, ficará mais fácil para os mecanismos de buscas, por exemplo, o Google e o Bing na internet oferecerem uma resposta mais precisa àquela pessoa que solicitou a informação sobre sua marca ou a localização da sua empresa.